top of page

LINHA DO TEMPO

1997: Doação do Imóvel Rural denominado Pasto da Grota do Carvão de 62 hectares de terras de cultura e instituição da FAEPMR, através da Resolução n°17/97 da Promotoria de Tutela de Fundações de Belo Horizonte/MG.

 

1999: Início das atividades dos Projetos Gente de Minas, da área social, e Ecologia & Desenvolvimento, da área ambiental.

 

2003: Transferência da sede administrativa para o imóvel rural (dotação inicial) em Lagoa dourada/MG e alteração do endereço no Estatuto.

 

2009: Doação de oito lotes na área urbana de Lagoa Dourada/MG, num total de 2.800 m², registrados no Cartório de Registro de Imóveis de Lagoa Dourada.

 

2009: Criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) São Francisco de Assis, na área de 62 hectares do imóvel rural (dotação inicial, através da Portaria n°100, de 05/06/2009.

 

2010: Criação da Área de Soltura de Animais Silvestres, na RPPN São Francisco de Assis, pelo IBAMA/MG.

 

2011: Início das atividades do Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres), na RPPN São Francisco de Assis, com o recebimento do 1º. lote de aves, do IBAMA/MG, em 11 de novembro de 2011.

 

2014: Assinatura do Termo de Compromisso firmado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) para a Área de Soltura de Animais Silvestres, na RPPN São Francisco de Assis e elaboração do Plano de Manejo.

 

2018: Aprovação e registro do Regimento Interno da FAEPMR pelo Conselho Administrativo no Cartório de Títulos e Documentos de Lagoa Dourada/MG.

 

2019: Início do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica de altitude no Arboreto de Lagoa Dourada, na área de 2.800 m² na área central do município, com instalações de água e energia elétrica.

 

2020: Aprovação do Código de Conduta Ética e do Programa de Integridade Institucional pelo Conselho Administrativo na Ata de 31 de outubro de 2020.

 

2020: a FAEPMR recebeu o Certificado de Honra ao Mérito da Confederação Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN).

 

2021: 1ª. Revisão do Plano de Manejo da RPPN São Francisco de Assis e a elaboração de um folder que conta a história do fragmento florestal que hoje pertence à FAEPMR, e de todos os ex-proprietários desde meados do século XIX, que faz parte da história de Minas Gerais durante os ciclos do ouro e da cana-de-açúcar.

 

2022: Com o recebimento de um lote de 200 passeriformes, retirados do tráfico, para soltura em abril de 2022, vindos do CETAS de Juiz de Fora/MG, a FAEPMR, em sua RPPN São Francisco de Assis passou a ser Área de Soltura e de Reabilitação.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FAEPMR

image.png
bottom of page